Uma forma muito boa de divulgar a sua marca é através de t-shirts personalizadas. Estas têm uma série de vantagens que as tornam únicas: grande área de marcação, fácil de imprimir, baratas, ideais para qualquer atividade, nunca saem de moda… E são muito versáteis.
É neste último ponto que queremos parar e é que, graças ao grande número de tipos de t-shirts que existem e que podem ser divididos em vários fatores (material, manga, dependendo do uso…), a escolha pode se tornar uma verdadeira odisséia. Por este motivo, apresentamos-lhe este guia, que o ajudará a ter as especificações que melhor se adequam ao seu público e marca.
- T-shirts segundo o tipo de manga
- T-shirts por tipo de material
- T-shirts de acordo com o uso
- Outros detalhes a ter em conta (ajuste, tamanho, comprimento, pescoço…)
Tipos de t-shirts
· T-shirts segundo o tipo de manga
Não é necessariamente a primeira coisa que devemos olhar, mas é um fator fundamental a ter em conta. O tipo de manga dirá em que momento é apropriado oferecer esse brinde e depois determinará se ele vai encaixar em outros fatores.
· Manga curta
O mais usual. Um tipo de t-shirt atemporal, pois pode ser usada tanto para sair no dia a dia em uma estação mais quente quanto para tê-la sob roupas quentes com a chegada do inverno. Precisamente, graças a essa versatilidade, é um dos mais escolhidos e, como verá mais adiante, é o que tem mais opções disponíveis em termos de materiais, usos e outras especificações. Além disso, existem modelos muito básicos e mais elaborados, tanto esteticamente quanto em termos de formato.
· Manga comprida
Menos comum à hora de oferecer brindes publicitários, mas igualmente útil. São perfeitas para meia estação, pois fornecem a proteção certa e necessária para sair à rua. Obviamente, estas são as que podem dar visibilidade à marca quando a temperatura está um pouco mais baixa, pois, como já mencionamos, as de manga curta serão usadas como roupa interior. Portanto, nestas estações, estas são as que deveria eleger.
· Sem mangas e de alças
Não têm o mesmo conceito. Embora, em algumas ocasiões, sejam usadas como se fossem iguais, a verdade é que têm uma ligeira diferença. Em nenhum dos casos há um pedaço de pano que cobre a parte do braço, mas a que cobre os ombros é diferente. Nas sem mangas, cobrirá grande parte delas, enquanto nas com alças, haverá apenas uma pequena faixa.
· Manga Raglan
Um tipo que se diferencia pela estética. Certamente, em mais de uma ocasião já viu uma t-shirt de duas cores: uma para as mangas e outra para o corpo. Esta é uma t-shirt de manga raglan. A nível visual, podem ser muito interessantes para dar todo o destaque à marca que está estampada, podendo destacar toda a frente da peça.
· T-shirt por tipo de material
Outro fator a ter em conta. Embora seja verdade que a escolha da manga não influencie no material (realmente, há uma grande variedade), a forma como a t-shirt é feita influenciará tanto no uso que lhe será dado quanto no tipo de personalização que será disponível.
· Algodão (cardado ou penteado)
O algodão é uma fibra têxtil natural que é muito agradável ao toque e normalmente respirável (embora dependa da sua composição). O preço pode ser um pouco mais alto em comparação com outros materiais, mas a sensação de qualidade é superior, e é por isso que muitas pessoas o preferem em relação a outros materiais.
No entanto, deve-se destacar que existem duas variantes: cardado e penteado. A diferença entre as duas é a forma de como as fibras são tratadas. E é que a primeira geralmente é a mais comum em t-shirts e outras peças de roupa, enquanto que a segunda se processa com algodão eliminando as fibras curtas e impurezas e endireitando-os todas na mesma direção. Portanto, o penteado é mais suave, brilhante e menos macio do que o cardado.
· Poliéster
Outra alternativa muito frequente. O poliéster é uma resina plástica que é obtida através do petróleo. Destaca-se por ser económico, leve, elástico e resiste à humidade. Por isso, é perfeito para aquelas pessoas que praticam desporto com regulariedade.
Além disso, as t-shirts de poliéster costumam ser adequadas para sublimação, então pode usar praticamente qualquer imagem ou desenho e, portanto, as possibilidades em termos de acabamento visual são muito mais variadas.
Além disso, é possível ter combinações de ambos, destacando mais as vantagens de um ou outro dependendo da composição (mais suavidade se predominar o algodão ou mais resistência se predominar o poliéster). Um fator adicional a ter em conta é a gramagem (gr/m2), que nos dá pistas sobre a espessura do tecido.
· Materiais que respeitam o planeta
Porque dentro dos tipos de t-shirts podemos encontrar opções sustentáveis que ajudam a cuidar do meio ambiente. Se alguma das opções anteriores lhe pareceu adequada, mas você deseja adicionar um extra, pode optar por roupas de algodão orgânico (certificadas como provenientes de agricultura sustentável), poliéster reciclado ou, por outro lado, plásticos reciclados como rPET.
· T-shirts de acordo com o uso
· Para o dia-a-dia
Ou para uma ocasião específica, como um passeio ou um evento. Nesse caso, terá que observar a época do ano para determinar o tipo de manga e o material para ter a opção mais confortável.
O habitual é ter os de algodão, pois são os mais confortáveis e agradáveis ao toque.
· Para desporto
Tanto se for uma corrida, uma excursão ou qualquer outro ato em que seja realizada uma atividade física, o ideal é ter t-shirts técnicas, que geralmente são confecionadas em poliéster.
Dessa forma, a resistência à humidade será maior e, portanto, serão muito mais confortáveis do que as de algodão para o exercício.
· Outros detalhes a ter em conta (ajuste, tamanho, comprimento, pescoço…)
Por fim, entramos em uma seção onde destacaremos outros fatores menores em termos de tipos de t-shirts. Em primeiro lugar, está o ajuste, ou seja, quão larga ou ajustada é a roupa. Isso dependerá do fabricante, ainda que na sua denominação, se utilize a palavra “fit”, variando desde regular fit (a mais larga) até a slim fit (a mais justa).
Em segundo lugar está o tamanho que, como bem sabe, vai do XS ao 3XL (passando por S, M, L, XL…). Este tema pode ser um pesadelo, já que cada fabricante adota as medidas que considera adequadas. O ideal é ter um guia de tamanhos dos mesmos para poder ter uma ideia exata de como são. Afinal, se vai oferece-las a clientes ou a funcionários, devem ficar-lhes bem, pois uma camisa muito justa é desconfortável e uma camisa excessivamente grande não é visualmente ideal, então os ofertados acabarão por não as utilizar e o efeito de publicidade será perdido.
Depois, há o tipo de gola, com a gola redonda (a mais clássica e usual) ou a que conta com decote em V (mais original e em tendencia, sobretudo em termos de roupa de verão).
Por fim, devemos levar em consideração o comprimento da camisa, sendo a mais usada a mais comprida (que é a clássica que usamos no dia a dia), pois pode ser usada em qualquer época do ano e a área de impressão é maior. Ou, por outro lado, há o crop top, que é bem curtinho e deixa uma parte do torso ao ar, sendo perfeito para usar no verão.
Já sabe que tipo de t-shirt quer para a sua campanha publicitária? Deixamos-lhe um guia de como fazer t-shirts personalizadas, ideais para dar o próximo passo e escolher a impressão que melhor se adequa ao acabamento visual que pretende para o seu merchandising.
Por outro lado, convidamos-lhe a deixar os seus comentários no final do post: Qual é a sua peça de roupa favorita? Qual acha que é a mais adequada para fazer um detalhe promocional?
E, se quiser ter o seu próximo brinde corporativo, convidamo-lo a que consulte o nosso catálogo de t-shirts personalizadas. Vamos ajudá-lo em tudo o que precisar para efetuar o seu pedido.