A tampografia é uma técnica de impressão que usa um tampão de silicone para aplicar tinta num objeto em concreto. O tampão é preparado de forma específica e é apto para todo o processo. Em primeiro lugar, deve-se destacar que se dispõe de uma placa metálica (ou de plástico) revestida de uma emulsão fotossensível (ou seja, uma camada sensível à luz) onde é gravada a imagem do logotipo a ser estampado.
Esta rotogravura que contém o logotipo dispõe da tinta, a qual será transferida, desde o tampão (previamente se retirará o excesso de tinta) até ao artigo onde se pretende estampar o logotipo.
Para isso, é utilizada uma máquina que dispõe de tampões, de forma manual, o produto é colocado em uma superfície para que a impressão possa ser feita. Se for necessária mais de uma cor, serão feitas impressões sucessivas com tampões diferentes, cada um com uma tinta diferente. A seguir, mostramos um vídeo que reflete claramente o processo que é realizado ao colocar o logotipo utilizando esta técnica nos brindes da empresa.
· Impressão com tampografia: vantagens e desvantagens
Vantagens
· Barata: É uma das técnicas de marcação mais baratas. A impressão por tampografia permitirá que o logotipo seja colocado em merchandising personalizado a um baixo custo, desde que se encomende uma quantidade considerável. Tal e como acontece com outros métodos, as fabricações pequenas podem exigir um preço mais alto. Por outro lado, esta beneficia-se muito de um elevado número de unidades, conseguindo uma otimização muito elevada.
· Flexibilidade: O tampão, ao ser feito de silicone, é flexível e adapta-se a todos os tipos de superfícies, permitindo que as estampagens sejam feitas em garrafas dobráveis, em objetos cilíndricos ou com curvas, como canetas e canecas. Portanto, estamos diante de um processo que será válido para todos os tipos de produtos promocionais.
· Versátil: Devido à sua morfologia, esta técnica adapta-se a diferentes logótipos, com letras pequenas e algum detalhe adicional. Obviamente, para desenhos complicados, recomenda-se a sublimação ou transferência se possível, mas mesmo assim, a tampografia permite opções muito interessantes.
· Rápida: Graças ao processo realizado, grandes quantidades de artigos publicitários podem ser personalizados em menos tempo em comparação com outras técnicas. Só é necessário preparar o objeto, colocá-lo na superfície correspondente e a máquina encarregar-se-á do resto.
· Número de cores: Por fim, deve-se notar que é possível imprimir logotipos em uma ou mais cores. Embora não seja possível atingir um nível de detalhe comparável ao de outras alternativas, a relação qualidade-preço-acabamento é mais do que satisfatória.
Desvantagens
· Necessário para cuidar do objeto: Embora seja durável, deve-se notar que não é excessivamente resistente, portanto, deve-se ter cuidado ao limpar o merchandising. Se falamos de copos, garrafas e recipientes que são usados diariamente e que são suscetíveis a lavagens frequentes, a personalização pode ser prejudicada. Portanto, se queremos que o logotipo esteja em boas condições por muito tempo, teremos que ser um pouco cautelosos.
· Não recomendado para determinados materiais: Apesar de ser compatível, existem alguns casos em que outras alternativas são recomendadas. Tal como acontece com a serigrafia, a gravação a laser geralmente é melhor em madeira ou metal porque é difícil de se deteriorar e o seu preço também é económico. Porém, tudo dependerá do resultado que deseja alcançar e se o objeto suporta o tipo de customização.
· Diferenças entre tampografia e serigrafia
Anteriormente dedicamos um post para falar sobre serigrafia e os tipos de serigrafado. Se der uma vista de olhos, verá que há muitas semelhanças entre as duas técnicas. Por exemplo, ambas são baratas, permitem que os logotipos se imprimam em uma ou várias cores com certas limitações e são duráveis quando são bem cuidados. No entanto, existem certas diferenças a serem destacadas entre as duas e que podem ser úteis na hora de escolher um método ou outro.
Por um lado, a tampografia é mais versátil à hora de fazer uma personalização. É verdade que a serigrafia circular existe, mas o próprio tampão se adapta muito melhor a todos os tipos de superfícies, mesmo as que são irregulares.
Depois, há o fato da aplicação das cores. A tampografia permite que as tintas sejam aplicadas de forma sucessiva, enquanto na serigrafia é preciso esperar um pouco para que ela seque antes de fazer a próxima estampagem.
A serigrafia permite a impressão de logotipos grandes enquanto a tampografia é apenas para os pequenos e médios devido ao tamanho do tampão de silicone, portanto as possíveis áreas de marcação influenciarão muito na escolha de uma ou outra.
Em suma, não são técnicas mutuamente exclusivas entre elas, nem existe uma que prevaleça sobre a outra. Ambas têm as suas particularidades e devem ser utilizadas para cada objeto específico, para que seja alcançado o melhor resultado possível.
Este foi o nosso post dedicado à impressão por tampografia. Esperamos ter-lhe ajudado e se tem alguma dúvida em relação à melhor opção para os seus brindes corporativos, disponha. Sentiu a necessidade de alguma informação adicional específica? Qual a vantagem que o leva a optar por este processo? Deixe-nos os seus comentários na parte inferior do artigo: teremos o maior prazer em conversar consigo e poder responder a todas as questões que possa ter.