Ao decidir produzir artigos publicitários, não é apenas importante eleger o modelo mais adequado para a sua empresa. Um aspeto que deve ter em conta é como será impresso o seu brinde. Existe uma ampla variedade de técnicas de impressão à escolha: a serigrafia, a gravação a laser, a sublimação, o transfer, etc. Todas diferentes umas das outras, mas partilham uma característica comum: precisam de uma imagem prévia adequada para uma boa qualidade no resultado final.
Na hora de realizar o seu pedido, deve sempre procurar aconselhamento sobre a melhor técnica. Para isso, é fundamental enviar o logótipo para poder fazer uma amostra gráfica e, assim, avaliar se é a opção que melhor se adapta ou se tem que encontrar outra. Um facto frequente é o de não ter a melhor qualidade para a imagem, o que implica não poder avançar pois o acabamento final ficaria comprometido.
Por este motivo decidimos criar este post, para explicar qual é o melhor formato para o seu logótipo ou imagem.
· Tipos de imagem
As imagens dividem-se em duas grandes categorias: imagens raster e imagens vetoriais.
As primeiras são o tipo de imagem mais comum e são definidas nos formatos .jpeg, .png, .tiff, .psd, .bmp e .tga. Elas são compostas por uma grade de pontos quadrados chamados píxeis, como um mosaico, cada um com certas informações de cor.
Uma imagem como essa certamente é rica em detalhes, mas tem um defeito: muitas vezes torna-a inutilizável para alguns trabalhos, como a personalização de produtos promocionais.
Quando se tenta ampliar (e isso certamente já aconteceu mais de uma vez enquanto olhava para uma imagem no computador), perde resolução. Os quadrados individuais tornam-se mais visíveis e, portanto, a imagem parece pixelizada. O que acontece é que os pixels não podem aumentar em número e, portanto, ao trabalhar com ele, é possível que, para compensar as mudanças de tamanho, eles se tornem maiores para compensar a falta deles.
As imagens vetoriais são um conjunto de fórmulas matemáticas que definem pontos, linhas, curvas e polígonos, aos quais são atribuídas cores e tonalidades. Desta forma, a imagem é sempre independente da resolução. Portanto, são ideais para trabalhar, pois, a cada mudança de formato, a imagem remodelar-se-á para se adaptar ao novo tamanho. Estas nunca perderão qualidade ou definição.
Por exemplo, pense na sua participação em feiras ou eventos corporativos. Tem que levar brindes publicitários, como bolsas ou cadernos. O seu logotipo é composto por 4 cores, mas essa impressão no merchandising que deseja supera o seu orçamento. Ou, por outro lado, pode acontecer que o design original não combine bem com a cor do presente e prefere que seja monocromático. Com um arquivo .jpg ou .png seria uma tarefa árdua para modificar, enquanto com um arquivo vetorial demora apenas alguns minutos.
· Como saber se o seu logotipo ou imagem é vetorial?
As imagens vetoriais geralmente estão em formato .ai, .eps ou no clássico .pdf, mas tenha cuidado: nem todos os arquivos .pdf são arquivos vetoriais!
Se tiver dúvidas se o seu logotipo está em formato vetorial, basta fazer um teste muito simples. Abra o arquivo que contém o seu logotipo e torne-o tão grande quanto possível. Se permanecer na mesma qualidade, é composto por vetores. Se, por outro lado, parecer menos nítido, significa que é um tipo de arquivo diferente e que não pode ser usado.
Vetorial é o formato perfeito para criar brindes corporativos. No entanto, existem algumas técnicas, como a sublimação, que não exigem isso. Somente com uma imagem de boa qualidade se pode trabalhar corretamente. Outras personalizações, como as feitas com serigrafia ou tampografia, exigem isso.
Mas… e se o meu logotipo não estiver em formato vetorial? O que posso fazer? Não se preocupe! Na Gift Campaign pensámos nesta possibilidade para que possa fazer os seus artigos promocionais.
Sabemos que é muito comum o logotipo estar em .jpg ou .png e, para economizar tempo e evitar procedimentos longos, então encarregamo-nos de gerenciar a transformação da imagem ou texto para o formato correto. Esse serviço costuma ser gratuito (com algumas exceções que podem ser mais complexas) e, além disso, terá sempre o arquivo no formato ideal para usá-lo em outros projetos.
Já conhecia o formato vetorial? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência relacionada connosco? Convidamos-lhe a deixar-nos os seus comentários na parte inferior. E, se decidir fazer uma encomenda, convidamo-lo a consultar o nosso catálogo de brindes corporativos.