Coca Cola, uma marca de refrigerantes muito famosa. É normal que já tenha bebido pelo menos uma em mais de uma ocasião. O sucesso da empresa permanece durante décadas, ainda que o seu inicio como produto tenha sido muito diferente do que é nos dias de hoje.
Todos nós vinculamos esta marca à palavra “felicidade”, pois ao longo dos anos criaram campanhas publicitárias muito importantes para conseguir alcançar o seu posicionamento. No entanto, durante anos eles também foram reconhecidos pelo seu merchandising personalizado. Como uma empresa dedicada a brindes promocionais, não queremos perder a oportunidade de analisar este âmbito, enquanto explicamos outros detalhes interessantes sobre a marca. Quer saber mais? Continue a ler!
· Algumas pinceladas na história da Coca-Cola
O primeiro produto da Coca-Cola foi criado pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 e o seu nome deriva dos extratos de folhas de coca e noz de cola (que eram os seus ingredientes no início, que posteriormente foram substituídos). A ideia de John era criar um xarope para resolver problemas digestivos, e ao mesmo tempo, fornecer energia extra.
Diante o sucesso que começava a ter, o futuro empresário não demorou a pensar em como poderia vendê-la em grande escala. Para fazer isso, em 1891, ele associou-se a Asa Candler, outro farmacêutico, e fundaram a The Coca-Cola Company. Alguns anos mais tarde, eles registrariam a marca.
As duas Guerras Mundiais bem como a Grande Depressão de 29 foram testes decisivos para a empresa que, apesar das dificuldades da época, se manteve firme financeiramente e então, a partir dos anos 50, iniciou a sua época de ouro.
A expansão da marca é global e aí surge a sua concorrente mais forte, a Pepsi, que consegue tirar a liderança em alguns mercados. Depois de alguns altos e baixos que envolveram más decisões ao nível da publicidade e alterações na fórmula do produto, a Coca-Cola conseguiu adaptar-se a cada época e encontrar o que o seu consumidor procurava.
· Coca-Cola e a palavra “felicidade”
De acordo com várias pesquisas, diversas pessoas nomeiam a coca-cola quando lhes é pedido para afirmar espontaneamente uma marca relacionada à palavra felicidade.
Esses resultados são impressionantes, pois é um triunfo esmagador para a empresa. Mas porque? Qual foi a chave para alcançar esse posicionamento tão claro na mente dos consumidores?
Se olharmos para os dados fornecidos pela Statista, podemos ver que o investimento em publicidade nos últimos anos foi de cerca de 4.000 milhões de dólares por ano (com exceção de 2020, que, por razões óbvias, foi reduzido a um valor indesejado de 2.777 milhões). É uma grande quantia de dinheiro destinada a transmitir uma única mensagem em todos os tipos de plataformas.
Outra das ações que demonstram esse compromisso é a criação do que chamaram de “Instituto da Felicidade” (ao dia de hoje inativo). Isso envolveu não apenas uma campanha que durou meses a tentar encontrar os elementos que nos tornam seres humanos mais felizes, mas também a criação de uma plataforma onde foram publicados mais de 400 estudos científicos relacionados com ela.
Há alguns anos, abandonaram essa estratégia e agora estão mais focados nas experiências do “sabor” e de “partilhar”, mas mesmo assim, um período tão longo de exposição a esse tipo de publicidade deixou a sua marca e muitos de nós continuaremos a associar a Coca-Cola à “felicidade”, não importa quantas reviravoltas haja na sua imagem de marca.
· O sucesso do seu merchandising e a situação atual
Bolas de futebol, lancheiras, sacos, bonés, copos, colunas… A Coca-Cola vendeu uma grande variedade de merchandising personalizado ao longo dos seus mais de 100 anos de história. Em Portugal, devemos destacar um em particular que foi um verdadeiro triunfo nos anos 90: a famosa lata de dança. Este item nada mais é do que uma lata com óculos de sol e fones de ouvido que podem se mover constantemente a um ritmo contagioso.
O sucesso de todo o merchandising ao longo das décadas foi tanto que até foi criado o Coca-Cola Collectors Club, uma organização dedicada exclusivamente a partilhar a paixão por esses produtos licenciados.
São organizados eventos e os diferentes membros entram em contato uns com os outros e partilham o hobby de colecionar artigos da marca, compram objetos e fazem trocas, há uma presença massiva em convenções relacionadas ao setor… O furor é máximo.
Deve-se notar que, por trás de tudo isso, existe uma estratégia bem medida. Segundo o ex-CEO da Coca-Cola Itália, Fabio Albanese, é preciso integrar com sucesso as diferentes formas que uma empresa tem de comunicar os seus valores. O fato de usar licenças de marca em produtos não deve ser uma forma habitual de ganhar dinheiro, mas uma forma de se posicionar em setores da população que, em condições, são inatingíveis.
A empresa conta com um grupo de organizações muito bem escolhido a quem cede o direito de uso de sua imagem, gerando impactos muito significativos na captação de clientes. Se essa escolha não for feita corretamente, o efeito contrário poderá ser gerado.
Além dos objetos explorados por outras entidades, devemos acrescentar aqueles que a própria Coca-Cola realiza, como por exemplo a criação do Coca-Cola Insiders Club, um serviço de subscrição de seis meses, que envia três bebidas novas por mês para testar.
O que acha do sucesso da Coca-Cola com seus artigos licenciados? Já teve algum destes artigos? Lembre-se que, se pretender ter o seu próprio merchandising promocional podemos ajudá-lo e, se pretender deixar-nos algum comentário, pode utilizar a secção abaixo para o fazer. Nós vamos ler!