É dono de um estúdio de yoga e no seu centro fazem aulas presenciais ou online? Então sabe melhor que ninguém que trabalha em um setor muito específico que exige uma abordagem única à publicidade. Quer algumas ideias de marketing para yoga que servirão para ajudá-lo a atingir o seu público-alvo? Então não pode perder este artigo. Neste post vamos lhe dar 5 conselhos valiosos para o ajudar a divulgar o seu negócio. Está pronto para o seu estúdio seja o centro das atenções? Inspire, expire e vamos começar!
- Sobre yoga
- Conselho 1: Determine o seu público-alvo
- Conselho 2: Crie um site com conteúdo útil
- Conselho 3: Integre os seus próprios brindes publicitários
- Conselho 4: Comunique-se através das redes sociais
- Conselho 5: o YouTube pode ser um grande aliado
Marketing e publicidade sobre yoga
· Sobre yoga
A Yoga foi desenvolvida há mais de 5.000 anos na Índia como filosofia de vida, muito antes da criação das religiões e outros tipos de crenças. A prática desta filosofia produziu a culminação da meditação, respiração e desenvolvimento espiritual. Esta continua a ser a premissa desta prática. A palavra yoga é derivada do sânscrito (índio antigo) “yuj”. E tem significados diferentes como yugo, conexão e equilíbrio. Um yugo é, por um lado, uma ferramenta para aliviar cargas e, por outro lado, ajuda a conectar duas cargas e encontrar equilíbrio nelas. Esta é basicamente a definição de yoga: encontrar equilíbrio na vida.
Originalmente, a yoga tinha um objetivo religioso hindu: aproximar-se de Deus através do domínio do corpo e da mente. A ioga foi introduzida pela primeira vez no Ocidente em 1893, e a religião tornou-se menos proeminente por causa dessa prática. Isso, sobretudo, dependerá do professor, mas geralmente busca-se uma conexão entre respiração, corpo e mente, deixando para trás todo o sentido religioso.
Independentemente do objetivo, muitos estão cientes dos importantes benefícios de praticá-lo. É por isso que a yoga esta a ganhar tanta popularidade, o que se reflete nos seguintes números:
· Mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo praticam yoga todos os dias.
· Nos Estados Unidos, o número de yoguis aumentou 50% nos últimos 5 anos.
· A Yoga está entre as 10 principais tendências de fitness em todo o mundo.
· O mercado de yoga cresceu para 80 mil milhões de dolares globalmente.
· 55% dos praticantes regulares de yoga frequentam 2-3 aulas por semana.
· 67% querem praticar mais yoga do que no ano passado.
· Entre 2012 e 2016, o número de homens a praticar yoga aumentou de 4 para 10 milhões.
· Em 2018, 18 mil milhões foram gastos em todo o mundo em aulas, roupas e material.
· Conselho 1: Determine o seu público-alvo
O primeiro passo (e provavelmente um dos mais importantes) é identificar o seu público-alvo. Como a yoga é tão antigo, existem centenas de maneiras de praticá-la. Uma pessoa que gosta de Bikram Yoga, por exemplo, pode achar o Yoga Nidra aborrecido, já que este último é muito mais estático e busca relaxamento profundo. Deve centrar-se em um único nicho. Se, por outro lado, deseja satisfazer as necessidades de vários públicos, o ideal é usar uma estratégia de marketing para yoga diferente para cada grupo.
Uma ferramenta útil para determinar isso é o que é conhecido como perfil “buyer personas”. Ou seja, você tem que definir todos os detalhes de como o usuário vai se interessar pelo seu serviço (idade, sexo, interesses, hobbies, estilo de vida…). Coloque-se no lugar do seu cliente em potencial e faça as seguintes perguntas:
· Qual a idade do meu público-alvo?
· Qual é o seu salário médio?
· Que interesses (além da yoga) o meu público-alvo têm?
· Quais são as suas frustrações e “pontos débeis” (como a yoga pode ajudar)?
· Quais são os seus desejos e sonhos?
Pode encontrar a resposta para essas perguntas através de uma pesquisa quantitativa, uma pesquisa qualitativa ou uma combinação de ambas. Para isso, uma ideia é realizar entrevistas ou pesquisas em profundidade. Depois de ter estes dados, já pode passar para os próximos conselhos!
· Conselho 2: Crie um site com conteúdo útil
Um dos canais de publicidade mais importantes para a yoga é o site. Aqui, um potencial cliente pode encontrar todas as informações necessárias sobre as aulas, preços e outros detalhes. A página deve parecer profissional e fácil de usar, caso contrário pode causar uma impressão negativa.
Recomendamos este post sobre como construir um site, para que possa consultar conselhos caso pense em fazer a sua página ou modificar a que já possui.
Então o conteúdo é essencial. Deve servir para ajudar os usuários a encontrar a informação que procuram. Escrever artigos no blog é o que permitirá alcançá-los, mas… Como fazer isso?
1) Escreva pelo menos 3 artigos “pilares”
Ou seja, posts que contenham tutoriais e outras informações para educar o público. Estes devem ter muito conteúdo útil, com valor e dados verificados. Além disso, eles devem ser atemporais.
2) Seja uma autoridade no seu espaço
Escolha escrever sobre tópicos que resolverão os problemas de seus leitores e os ajudarão a atingir os seus objetivos.
3) Atraia o seu público com títulos cativantes
Depois de ter o tema e ter desenvolvido todo o conteúdo, é essencial ter um título que o convide a clicar (sem cair em armadilhas ou informações ambíguas). Deve resumir do que se trata o post, o que, ao mesmo tempo, pode ser a solução para o problema colocado. Por exemplo: “o que acontece com o seu cérebro quando fizer yoga?” Ou “5 conselhos para se iniciar na yoga”.
· Conselho 3: Integre os seus próprios brindes publicitários
Claro, não poderíamos escrever um artigo de marketing de ioga sem mencionar os brindes publicitários. O merchandising personalizado é uma ferramenta de publicidade muito eficaz que ajuda a fidelizar o cliente.
Na Gift Campaign temos vários produtos desportivos que estão focados exclusivamente para o âmbito desta prática. Desde tapetes, blocos e até baloiços para fazer acrobacias.
O uso desses artigos pode ser aplicado de várias maneiras: primeiro, contando com eles para a prática regular dos usuários. Segundo, vendê-los no próprio site para que possam usá-los quando quiserem praticar em casa. E, terceiro, entregando-os em alguma ação de comunicação específica.
· Conselho 4: Comunique-se através das redes sociais
No cenário digital atual, se não está nas redes sociais, você praticamente não existe. Tornaram-se em plataformas nas quais as pessoas confiam para ler notícias, se divertir, se conectar com seus entes queridos… Isso ficou muito mais evidente na pandemia, quando muitos estúdios de yoga tiveram que fechar por muito tempo e foram forçados a se reinventar.
Mais importante, as redes são o lugar onde as empresas podem interagir mais com seu público. Portanto, profissionais de marketing de todos os setores os incluem como parte das suas estratégias. Segundo estudos recentes, existem 4.623 milhões de usuários nas redes… Mais da metade do planeta! Como empreendedor não pode ficar para trás, mas… Como conseguir atingir o sucesso?
Não somos especialistas, mas vamos dar alguns conselhos básicos: empenho, empenho e empenho. As redes sociais são o seu altifalante e devem servir para transmitir a sua mensagem, resolver inconvenientes e criar uma comunidade. Não seja tímido. Responda aos posts, peça feedback e converse com os usuários.
Então, escolha bem onde deve estar: tik tok se for partilhar vídeos de exercícios específicos, Instagram para imagens, Twitter para um diálogo mais direto…
Se ficar sem ideias, dê uma olhada em outras contas relacionadas e, a partir daí, crie as suas próprias ideias.
· · Conselho 5: o YouTube pode ser um grande aliado
O nosso quinto conselho de publicidade e marketing para yoga é uma derivação da anterior, já que, afinal, o YouTube é outra rede social. Se já navegou nesta plataforma, com certeza já viu mais de um professor a oferecer orientações e aulas gratuitas através de vídeos. De fato, após a pandemia houve um aumento considerável de conteúdos relacionados a essa prática. Já escutou o nome Adriene? Ela tem mais de 11 milhões de inscritos e os seus vídeos têm mais de mil milhões de visualizações. Números muito impressionantes.
Não se trata de replicar esse sucesso, que pode ser praticamente inatingível, mas de se conectar com o seu público, pois são muitas as vantagens para os usuários:
· Pode fazer aulas de yoga sempre que quiser.
· E onde quiser.
· É muito mais barato que as aulas normais.
· Não se incomoda com as pessoas ao seu redor.
· Pode assistir a vídeos quantas vezes quiser e pausá-los.
· Não precisa estar em um determinado lugar em um determinado momento.
· É uma maneira ideal de descobrir os diferentes estilos de yoga.
No entanto, também existem algumas desvantagens neste método online. Por exemplo, o professor não pode ver se o aluno está a fazer as posturas corretas, então não o poderá corrigir. Isso pode ser prejudicial para o seu corpo e pode provocar lesões.
Outra desvantagem são os anúncios: quem gosta que a aula pare de repente para dar lugar aos anúncios?
Por fim, deve-se destacar que, geralmente, quando se paga por algo, é quando realmente dá um valor, então há maior motivação para fazer o curso se pagou por ele.
Portanto, não se trata de substituir o serviço que está a ser prestado com o canal do YouTube, mas sim de ser uma extensão do que é feito no estúdio. Dessa forma, um valor extra é oferecido aos yogues e há mais possibilidades de retê-los no seu centro.
Estas foram os nossos 5 conselhos de marketing de yoga. Confiamos que está disposto a colocá-los em prática e, se pudermos ajudá-lo com a dica número 3, não hesite em consultar o nosso catálogo de merchandising personalizado.
Agora gostaríamos de ler o que você pensa: O que valoriza num centro de yoga? Que conteúdo ou que tipo de comunicação é mais útil para si? Deixe-nos os seus comentários mais abaixo!