Em muitas ocasiões falámos de parcerias que fizemos com várias entidades. Temos ainda de realçar que continuamos focados em ter cada vez mais novidades eco no nosso catálogo que servem especialmente para cuidar o meio ambiente.
Por outro lado as crises podem surgir de várias formas no mundo e como se sabe, a que se vive na Ucrânia não deixou ninguém indiferente nos últimos meses.
Como já fizemos em outros eventos, na Gift Campaign quisemos contribuir com nosso grão de areia. E por isso, juntámo-nos com a associação polaca WYSPA para ajudar os refugiados de Ternopil.
· Quem é a WYSPA?
Our mission is… to help children disadvantaged by fate…
A Wyspa foi fundada em 23 de Setembro de 1990 por Stefan Sierotnik, um defensor dos direitos dos alunos. Em poucos meses, tornou-se uma organização não governamental (The Association Defending Rights and Dignity of Children Island) com sede em Chorzów. Em 1997, começaram as obras de construção da “Cidade da véspera de Natal” uma casa para reuniões de voluntários internacionais, que acabou por se tornar na atual sede da entidade.
O núcleo das atividades desta associação sempre se basearam na crença de que, para além de ajudas habituais como vestuário ou alimentação, as ações mais importantes são aquelas que despertam as ambições das crianças e aumentam a sua autoestima. Desta forma, os pequenos adquirem ferramentas que lhes permitirão, quando crescerem, sair do círculo vicioso e dos perigos da pobreza geracional.
Para cumprir com a sua missão, procuram principalmente pessoas da comunidade que possam ser modelos a seguir e embaixadores para crianças e jovens. Ao longo dos anos, graças a essas pessoas, amigos e patrocinadores, a sua abordagem pouco convencional na defesa dos direitos da criança foi implementada por meio de diferentes ideias, programas e projetos originais.
Desde 1994, a Associação colabora com a “Forteca”, uma organização irmã fundada por Ivan Khimeychukla na Ucrânia para a proteção dos direitos e dignidade dos estudantes. Graças a esta cooperação, em 2008 Chorzów e Ternopil tornaram-se cidades associadas e centenas de alunos puderam fazer estágios e workshops nas escolas de Chorzów. Ao longo dos anos, eles organizaram várias iniciativas conjuntas polaco-ucranianas para promover a integração entre os jovens polacos e ucranianos e o conhecimento mútuo da tradição, cultura e a história.
Tornaram-se numa família, passando juntos por casamentos, funerais, a Revolução Laranja e Euromaidan. Hoje enfrentam a guerra. Desta forma, Wyspa está a converter-se em um lar para os ucranianos que precisam de um lugar seguro na Polónia e um ponto de ação constante para ajudar aqueles que permanecem na Ucrânia.
· A nossa ajuda
Junto com nossos amigos da MidOcean decidimos dar nossa própria contribuição e ajudar com um pequeno gesto. Juntos, enviamos 2174 mantas polares de 180 gr/m2, especificamente o modelo Colors, que foram destinados à Forteca e hospitais da região.
Os funcionários da MidOcean que trabalham na Polónia estão a contribuir ativamente para garantir que os cobertores doados cheguem ao seu destino sem problemas e possam ajudar algumas pessoas a se protegrem do frio.
Provavelmente não é muito já que o ideal seria o fim desta guerra, mas mesmo uma pequena ação pode marcar a diferença. Queremos aproveitar para relembrar que existem muitas organizações sem fins lucrativos que, se desejar, pode ajudar com uma contribuição, seja financeira ou material (alimentos, cobertores, roupas, remédios…).