O doming é uma técnica de impressão que permite incorporar imagens em diferentes objetos promocionais, e que consiste basicamente na aplicação de uma gota de resina sobre uma superfície. Daí a origem do nome. Em primeiro lugar será necessário imprimir o logotipo desejado no objeto, para posteriormente realizar este procedimento.
Pelas vantagens que oferece e pela sua originalidade em termos de resultados estéticos, decidimos dedicar-lhe este artigo. Queremos que saiba exactamente como se aplica esta técnica de personalização, quais as vantagens associadas e em que tipo de brindes empresariais pode ser usada. Embora existam opções mais comuns, como a tampografia ou a serigrafia, que são muito populares entre os nossos clientes, esta alternativa também pode ser muito interessante.
· Em que consiste o doming?
Como mencionado no início deste artigo, o logotipo é impresso na superfície do brinde promocional desejado, para posteriormente colocar uma gota de resina (geralmente de poliuretano) por cima. Este material é transparente e a textura é semelhante à da borracha, tendo maior ou menor espessura, dependendo do desenho ou logo a ser revestido.
Obviamente, esta técnica de impressão só deve ser utilizada em objetos que não tenham orifícios, pois o líquido pode filtrar-se. E, por ser uma gota, terá uma forma arredondada.
Portanto, é uma ótima maneira de fazer com que a personalização dos seus artigos de merchandising se destaque ainda mais. Se tiver uma imagem com cores vivas e chamativas, com a gota de resina vai conseguir um resultado ainda mais apelativo, obtendo outras vantagens relativamente a outras técnicas, que detalharemos a seguir.
· Quais são as vantagens desta técnica de impressão?
O doming – ou gota de resina – apresenta uma série de benefícios a serem considerados se quiser oferecer um presente diferente aos seus clientes:
É barato: se pensava que para conseguir brindes publicitários originais teria que pagar um custo muito alto, saiba que esta técnica ainda tem um preço bastante baixo, sendo acessível para diferentes orçamentos e permitindo ter um número considerável de brindes personalizados com gota de resina. O tipo de produto, a área de marcação disponível e as cores do logotipo são os fatores que mais influem no preço do produto, pelo que será necessário ver qual a melhor opção tendo em conta o orçamento disponível.
Protege o logotipo: ao contrário do que acontece com outras técnicas de impressão, com o doming há um elemento de proteção por cima da imagem, pelo que esta ficará protegida de eventuais golpes ou do desgaste com o uso. Será a própria gota de resina que receberá os impactos, permitindo assim que o elemento visual impresso por baixo fique intacto. Da mesma forma, servirá para preservar o logotipo contra a chuva, humidade ou outros elementos externos.
Efeito visual mais apelativo: como é lógico, ter um elemento com relevo e que se destaca na superfície do objeto vai atrair mais a atenção, dando maior visibilidade à marca. Por isso, quando os seus clientes ou funcionários usam um artigo de merchandising com esse tipo de personalização no dia a dia, há uma maior probabilidade de que outras pessoas olhem para os objetos, em comparação com outros tipos de impressão, graças a esse volume e brilho extras.
Maior resistência: este ponto está relacionado com a segunda das vantagens mencionadas anteriormente. O doming protege melhor a marca que foi impressa sobre o produto. Mas, além disso, proporcionará uma resistência adicional contra possíveis golpes também para o próprio objeto, que será mais difícil de quebrar em caso de queda ou impacto contra outras superfícies.
· Em que tipo de brindes publicitários é mais usada?
- Pendrives personalizados: algumas memórias USB estão mesmo pensadas para poder ser personalizadas com a gota de resina. Esta técnica é mesmo recomendável para este tipo de acessórios tecnológicos, já que são suscetíveis a receber golpes dentro da mochila, mala ou estojo nos quais sejam transportados. Pelo que o doming lhe dará proteção extra para manter os seus dados seguros.
- Colunas de som: neste caso, normalmente só se conta com uma pequena área de marcação, num dos lados ou na parte frontal da coluna, e esta técnica é mais usada por questões estéticas e não para proteger o produto, como acontecia no caso das pendrives. Mas é uma técnica muito recomendável para estes acessórios promocionais, pelo resultado visual que oferece.
- Porta-chaves publicitários: este é um dos brindes mais versáteis em termos de personalização. Tampografia, serigrafia, gravação a laser para madeira ou metal… São muitas as técnicas que podem ser utilizadas. Mas também a gota de resina, para obter um toque de volume e uma textura diferente e apelativa! Além disso, os porta-chaves personalizados normalmente são transportadas com outros objetos, pelo que a fricção pode danificar facilmente a impressão, algo que pode ser evitado com o doming.
- Espelhos de bolso: com estes acessórios a situação é similar à das pen drives. O doming permite que o logotipo se destaque e, ao mesmo tempo, contribui para que o espelho esteja mais seguro e para que a impressão dure mais.
- Alguns crachás e canetas: para terminar, destacamos outros produtos que também são adequados para a personalização com gota de resina. Entre eles estão os crachás, devido ao seu formato arredondado e composição metálica. E entre as canetas para publicidade, também existem vários modelos que admitem o uso desta técnica,principalmente no clipe.
Existem mais artigos de merchandising adequados para este tipo de personalização, mas não os podemos mencionar todos neste artigo. Pelo que optámos por mencionar apenas alguns exemplos dos mais frequentes. Além disso, estamos disponíveis para responder às suas dúvidas, se quiser obter mais informação sobre os produtos que admitem esta técnica.
Esperamos que este artigo tenha sido útil e que o ajude a tomar decisões na escolha dos seus próximos artigos para publicidade. Se deseja partilhar alguma curiosidade ou experiência relacionada com esta técnica, não hesite em escrever um comentários.