Quando falamos de brindes corporativos e merchandising, há um conceito que lhe está estreitamente relacionado: o de Welcome pack. Também conhecido como kit de boas-vindas, geralmente consiste numa caixa, saco ou qualquer outro tipo de recipiente ou embalagem que contenha diversos acessórios úteis para um destinatário que acaba de iniciar a sua relação com a empresa, quer se trate de um novo cliente, sócio ou colaborador.
Sim, apesar deste termo estar geralmente associado a novos membros da equipa, um Welcome Pack também pode ser entregue a clientes que aderem a um programa de fidelização, por exemplo, ou que acabam de inscrever-se num determinado curso, atividade ou plano de subscrição. As possibilidades são muitas, e neste artigo queremos analisá-las ao detalhe, para que tenha todas as informações que lhe permitirão criar um pack de boas-vindas simplesmente perfeito.
· Vantagens associadas a um Welcome Pack
É barato: uma das grandes vantagens dos brindes promocionais é que permitem adaptar-se a todos os tipos de orçamentos. É possível elaborar welcome packs com um custo muito reduzido (principalmente se pretende adquirir um stock considerável) ou, por outro lado, preparar conjuntos corporativos mais exclusivos e de maior qualidade. Tudo vai depender do destinatário e da mensagem que pretende transmitir com o pacote de boas-vindas.
Perceção positiva da empresa: quando recebemos um presente, ficamos com uma imagem mais positiva de quem o ofereceu. No caso do merchandising, haverá esse sentimento de gratidão pela entidade que dá um presente sem ser obrigada a fazê-lo. Desta forma, é estabelecido um vínculo positivo que contribuirá para reforçar a relação comercial (no caso dos clientes) e afetiva (caso seja oferecido a colaboradores) entre ambas partes.
Sentimento de pertença: ter merchandising personalizado com o logotipo de uma marca, e usá-lo com regularidade no dia a dia, cria uma sensação de familiaridade ou proximidade. E isto é válido tanto para clientes como para colaboradores.
Ferramenta publicitária eficaz: como já mencionámos no caso das mochilas, e que também se aplica às máscaras personalizadas, o facto de transportar estes objetos nas deslocações diárias ou durante um evento, por exemplo, permitirá que muitas pessoas vejam o logotipo da empresa, dando-lhe assim uma grande visibilidade. Portanto, dependendo do design final e do artigo escolhido, vai gerar interesse e curiosidade em relação à marca.
· Que produtos contém normalmente um Welcome Pack?
Canecas: para café, infusões, água… É muito habitual ter um recipiente de uso individual no escritório e até em casa (algo habitual com o uso crescente do teletrabalho), seja par amanter-se hidratado ou para tomar uma bebida quente e relaxante. Portanto, as canecas personalizadas são quase uma obrigação dentro dos pacotes de boas-vindas de empresas, seja para oferecer individualmente aos novos funcionários ou para ter à disposição de forma geral no escritório.
Dependendo da utilização que lhes vai dar, poderá optar por colocar apenas o logotipo corporativo ou, também, o nome do trabalhador a quem será entregue (uma opção disponível apenas em alguns modelos de canecas e com técnicas de impressão específicas).
Canetas: este é um artigo de merchandising clássico, que podemos ver em todos os tipos de empresas, já que escrever à mão continua a ser algo essencial, seja para fazer anotações num caderno ou tomar notas num post-it. As canetas publicitárias continuam a fazer parte do merchandising de quase todas as companhias, e isto acontece porque, além de ser um artigo útil e funcional, também apresenta normalmente um preço baixo, com ou sem personalização. Por tudo isto, as esferográficas são, sem dúvida, um brinde ideal para oferecer em grandes quantidades em eventos profissionais ou durante campanhas de Marketing que são dirigidas a um público muito amplo.
Cadernos: à semelhança dos artigos mencionados anteriormente, os cadernos corporativos também são muito úteis em diversos contextos, pelo que quase sempre nos acompanham no dia a dia. Embora os avanços tecnológicos nos tenham feito quase sempre escrever no computador ou noutros dispositivos eletrónicos, para enviar e-mails e gerir documentos online, os cadernos não vão desaparecer pela sua praticidade, tanto no que diz respeito à rapidez da escrita como em termos de facilidade de transporte e acesso. Portanto, se os juntar com uma esferográfica, pode estar seguro de que vão ser regularmente utilizados, o que é uma garantia de êxito para qualquer brinde publicitário.
Mochilas: este é um acessório menos comum num Welcome Pack, mas que não deixa de ser um acessório corporativo muito útil e apreciado pelos trabalhadores. Em termos de usabilidade, trata-se de um complemento extremamente prático para usar diariamente nas deslocações para o trabalho ou em ocasiões específicas, como reuniões com clientes ou eventos. Já em termos publicitários, dá muita visibilidade às marcas, já que muitas pessoas (não vinculadas com a empresa) verão o logotipo no comboio, no autocarro, nas ruas… Por isso, quase poderíamos dizer que são um brinde perfeito para qualquer tipo de empresa ou ocasião.
Garrafas: trata-se de um artigo cada vez mais visto em empresas, principalmente se forem fabricadas em materiais reutilizáveis e ecológicos. Estes recipientes têm uma capacidade de armazenamento superior em relação aos copos, razão pela qual são uma das opções mais utilizadas pelos trabalhadores para beber água, evitando assim várias deslocações para reabastecer. Mas também podem ser utilizadas para o uso coletivo, sempre e quando sejam complementadas por canecas ou copos de uso individual. Concluindo, neste caso, além de contarmos com um objeto corporativo de uso frequente, evitamos o uso de embalagens descartáveis, reduzindo o consumo de plásticos e minimizando o impacto da atividade da empresa no meio ambiente.
Estas são as nossas recomendações de artigos a incluir no Welcome Pack de qualquer empresa. Mas, obviamente, o ideal é adaptar-se ao perfil de quem o vai receber ou ao setor de atividade ao qual se dedica a empresa.
Outras opções igualmente válidas são as colunas de som portáteis, as fitas lanyard para levar as chaves ou cartões, malas (se a empresa for uma agência de viagens ou para um colaborador que viaja com frequência), pens personalizadas, guarda-chuvas ou porta-chaves… As opções são infinitas.
· Impacto psicológico do Welcome Pack no trabalhador
Anteriormente, ao falar das vantagens do pack de boas-vindas, mencionámos alguns aspetos relacionados com o componente emocional. Por isso e porque o cuidado da saúde mental no trabalho é fundamental, vamos abordar este tema.
Em primeiro lugar, começar num novo emprego pode gerar stress e ansiedade. Um novo ambiente, uma forma diferente de trabalhar, o desejo de corresponder às expectativas, ser útil desde o início e muita informação recebida nos primeiros dias podem criar um impacto negativo. Por isso, o processo de onboarding na empresa deve ser o mais tranquilo possível e, para tal, a adição de um elemento estabilizador, como este pack, pode ajudar o colaborador a sentir-se mais apoiado.
Em segundo lugar, tal como já referimos, o facto de contar com material corporativo que pode ser utilizado diariamente (tanto dentro como fora do escritório) ajuda a gerar um sentimento de pertença à marca, promovendo assim a integração da pessoa.
Em terceiro lugar, pode ser percebido como o ponto de partida dentro da empresa, algo que pode ser reforçado se este kit incluir manuais ou guias que ajudem a familiarizar-se com os primeiros conceitos.
Por fim, receber um presente é sempre visto como algo positivo, podendo ser um bom incentivo para que a pessoa comece com motivação e energia.
· Principais destinatários do kit de boas-vindas
Welcome pack para colaboradores
Este conjunto de acessórios corporativos vai estar mais orientado para o dia a dia no escritório, facilitando a integração e adaptação aos processos de trabalho (seja no escritório ou em teletrabalho) e sendo uma ajuda extra que evita que o funcionário tenha que comprar o seu próprio material. Neste caso, as mochilas, canetas, cadernos, memórias USB, garrafas e máscaras são os melhores aliados para poder dar as boas-vindas às novas incorporações na equipa.
Além disso, dentro deste kit poderá incluir documentos que explicam os valores da empresa, como determinados procedimentos são realizados em matéria de férias ou questões administrativas e outras informações úteis que servem para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter.
Pacotes de boas-vindas para clientes
Este caso é um pouco diferente do anterior já que, neste caso, é preciso pensar mais em diversão e desfrute do que em utilidade e funcionalidade. Obviamente, qualquer um dos brindes mencionados acima são válidos, mas adicionaremos mais opções. Por exemplo, uns auscultadores ou colunas para ouvir música, assim como uma pulseira inteligente para fazer desporto são ótimas alternativas. Além disso, os sacos reutilizáveis personalizados são muito úteis e eficazes, especialmente se forem distribuídos em eventos.
Da mesma forma, pode ser uma boa ideia oferecer guarda-chuvas publicitários durante o inverno, e bonés, chinelos ou toalhas de praia personalizadas no verão. No nosso catálogo encontrará uma grande variedade de opções. E se precisar de inspiração, não hesite em contactar-nos!
Estas foram nossas recomendações para que possa criar o welcome pack ideal para a sua empresa. Independentemente de quem é o seu público-alvo, certifique-se de criar um conjunto atraente, útil e totalmente identificado com sua marca.