No âmbito de uma estratégia de Marketing empresarial, os brindes publicitários constituem uma excelente forma de dar a conhecer uma empresa, de motivar e reter funcionários, de cultivar e manter uma relação duradoura com clientes e também de gerar Branding em torno a uma marca.
Na Gift Campaign estamos atentos às últimas novidades, tendências e curiosidades relacionadas com o mercado dos brindes para empresas. Pelo que neste artigo vamos analisar alguns casos virais de Brand Merchandising, que mostram como os produtos personalizados podem ser extremamente eficazes e úteis.
· Em que consiste o conceito de Branding?
O termo inglês Branding integra diversos processos para construir a imagem de uma marca, assim como todas as atividades para gerar notoriedade e fazer com que esta seja conhecida. Ou seja, implica realizar diferentes tipos de ações para que as pessoas – eventuais consumidores – identifiquem uma empresa com uma série de valores e uma imagem específica. Desta forma, consegue-se que o posicionamento no mercado seja positivo, relevante para o setor e que a empresa esteja associada a uma determinada “personalidade”.
Assim, é possível construir relações muito mais fluidas com os clientes, dado que estes têm uma determinada perceção da marca, antes mesmo de adquirir ou utilizar os seus produtos ou serviços. Um bom exemplo é o da Coca-Cola, que sempre tratou de vincular a sua imagem à felicidade. Quem não se lembra de algum dos seus slogans ou de um anúncio concreto desta marca? Este é um caso claro de êxito na associação de um determinado valor ou sentimento positivo a uma marca.
· E que é o Brand Merchandising?
Basicamente, o Brand Merchandising consiste na união entre os dois conceitos, ou seja, construir uma imagem de marca por meio de produtos personalizados com o logotipo do negócio. Dessa forma, são criados objetos publicitários que se relacionam de imediato com a empresa.
Estes brindes geram um vínculo com a pessoa que os recebe, dado que a marca passará a formar parte do seu dia. E não se trata apenas de uma questão de visibilidade e repetição, que, por si já é muito eficaz, dado que a marca fica inevitavelmente presente na memória de quem utiliza estes objetos de forma regular.
Também estamos a falar de uma questão emocional, baseada na lei da reciprocidade. Basicamente, o que esta diz é que quando recebemos algo de uma pessoa ou empresa, a nossa mente, de forma mais ou menos consciente, tem tendência a querer retribuir esse favor ou presente. E no mundo dos negócios, isto significa que a probabilidade de comprar os produtos de uma empresa da qual já recebemos algo no passado será maior.
Para que estas estas estratégias de Brand Merchandising sejam eficazes, não é fundamental que a empresa seja muito conhecida ou que seja necessário realizar um grande investimento. O objetivo é precisamente criar ou solidificar essa imagem de marca por meio desses artigos. Isto apresenta uma série de vantagens, visto que, ao oferecer um brinde a um cliente, e como referíamos anteriormente, existe um sentimento de gratidão que pode corresponder à necessidade de devolver aquele presente, seja através da compra de um produto ou da contratação de um serviço.
Depois, é importante ter em conta que nem sempre é necessário dispor de um grande orçamento para desenvolver uma estratégia deste tipo. Existem muitos brindes publicitários baratos, como canetas, sacos, canecas, copos, peluches e muitos outros artigos que podem ser adquiridos em grandes quantidades com um custo baixíssimo, permitindo atingir um público amplo sem ter que gastar muito dinheiro. Além disso, esta é uma das ações de marketing que apresenta um maior retorno do investimento, tornando-a adequada para qualquer tipo de negócio.
· Brand Merchandising: dois casos de sucesso
A febre em torno à coleção do Lidl
Comecemos por um caso recente, que provavelmente ainda está na memória de todos. Durante o verão de 2020, a cadeira de supermercados alemã Lidl lançou uma linha de moda que foi um grande sucesso e que incluía t-shirts, chinelos, meias e, principalmente, sapatilhas. Em pouco tempo, o que começou por ser uma brincadeira para o Dia das Mentiras, converteu-se numa autêntica febre e um êxito de vendas um pouco por toda em Europa, incluindo Portugal.
E como se justiça este êxito de vendas? Não, não foi a estética da coleção. Há muitos fatores que permitem entender o sucesso desta ação de Marketing do Lidl. Em primeiro lugar está, uma vez mais, a psicologia do consumidor. A marca afirmou desde o primeiro momento que se tratava de uma edição limitada, pelo que foram muitos os que se apressaram para adquirir os poucos exemplares disponíveis.
E depois entrou também a componente tecnológica e viral da estratégia de comunicação da empresa alemã, que convidou os utilizadores da sua aplicação a fotografar os seus pés no interior de uma das suas lojas. E, graças a um filtro criado especificamente para o efeito, era possível ver como ficariam com as sapatilhas da marca.
Estas imagens foram posteriormente partilhadas pelos utilizadores nas redes sociais. E o mais importante estava feito… Por último, importante também referir um dos aspetos que também caracteriza a marca em questão: o preço acessível destes produtos, que também desempenhou um papel importante neste caso.
As famosas sapatilhas do Lidl tinham um preço inicial inferior a 20€, mas o êxito foi tal que chegaram a estar disponíveis em plataformas como a Ebay por quantias que alcançavam os 500€.
O caso de Gas Monkey Garage
Do mundo do retalho, saltamos agora ao universo televisivo, para falar do popular programa Fast N’Loud, no qual se compram carros clássicos para os poder restaurar e dar-lhes uma segunda vida. Este processo é realizado na oficina Gas Monkey, a marca que dá nome ao caso de sucesso que agora vamos analisar.
Este programa conquistou uma grande audiência desde a sua primeira emissão em 2012, e foi exportado a diversos países (em Portugal é transmitido no Discovery Channel). Além disso, têm uma Live Cam onde é possível ver em direto o que está a fazer nesta famosa “garage”.
Richard Rawlings é o promotor do Gas Monkey Garage, sendo uma pessoa de classe média que decidiu apresentar-se no canal Discovery para apresentar a ideia. O norte-americano conectou rapidamente com o seu público, e o programa tem crescido tanto que acabou por lançar o seu próprio merchandising personalizado.
No site oficial do programa é possível encontrar todo o tipo de peças de vestuário com o logotipo da marca, como t-shirts, bonés, máscaras, camisolas ou roupa de trabalho. E, claro, não podia faltar o clássico peluche com forma de macaco que os representa. Sem dúvida, estamos perante um fenómeno mundial, que é um excelente exemplo de implementação de uma estratégia de branding com um êxito inegável.
Estes são apenas dois casos de sucesso no que diz respeito ao Brand Merchandising. Mas há muitos outros que poderiam ser mencionados neste artigo, como o triunfo do merchandising em torno à figura de Joe Biden, por exemplo. Lembra-se de algum caso que tenha chamado a sua atenção? Deixe-nos os seus comentários!