Os sacos personalizados são um dos brindes publicitários mais utilizados pelas empresas, principalmente em feiras e eventos, pela sua utilidade e devido à visibilidade que a marca alcança, se estes acessórios forem personalizados com o logotipo. Além disso, podem ser utilizados diariamente para transportar objetos pessoais, são confortáveis e muito práticos. Vantagens às quais devemos acrescentar o facto de se tratarem de acessórios reutilizáveis, sendo por isso uma excelente opção para as empresas que procuram brindes sustentáveis personalizados para oferecer.
Por tudo isto e por se tratar de um produto muito barato, são um dos arigos publitários preferidos pelas empresas para distribuir entre clientes e funcionários. Porém, existem muitos tipos de bolsas de tecido e, neste artigo vamos analisar alguns dos modelos existentes e as suas principais características, para que possa fazer a escolha perfeita na sua próxima compra de sacos de pano personalizados.
· Bolsas de algodão personalizadas
Esta é uma das opções mais populares, pelo facto de serem ecológicas. Estes sacos personalizados são macios, baratos e estão disponíveis nos mais diversos tamanhos e formatos (em diversas cores, com alças longas ou curtas, com malha, com fecho de cordão, etc).
Estes artigos de merchandising são muito populares em eventos como feiras e congressos, e geralmente são o brinde principal, incluindo outros produtos promocionais no interior, tais como cadernos, pen drives, esferográficas, entre outros. Devido à sua versatilidade em termos de aparência, podem ser adaptados a uma grande variedade de imagens de marca, permitindo diferentes técnicas de personalização com o logotipo, como a serigrafia ou a transferência digital a cores.
· Bolsas em non-woven
Também conhecido como “não tecido”, este material é muito interessante porque simula as bolsas convencionais de tecido, mas, em termos de composição, são muito diferentes. Este tipo de tecido é composto por um grande número de fibras que não são tecidas, ou seja, não são fios entrelaçados, apesar de o parecerem.
Durante o processo da sua fabricação, essas fibras são unidas por um processo de calor ou pressão. Devido a este processo, a bolsa não desfiará e poderá imitar a aparência e textura de um tecido convencional, sendo igualmente económico.
Por outro lado, é normal que este tecido não tenha a mesma resistência embora existam modelos de grande qualidade e durabilidade. Este tipo de material é adequado para as técnicas de transferência e serigrafia, permitindo imprimir os logotipos com várias cores.
· Sacos personalizados de juta
Continuando com os sacos com logótipo encontramos a juta, um material ideal para a confeção de bolsas publicitárias.
A juta é uma fibra vegetal muito resistente, utilizada na produção de todos os tipos de objetos têxteis. Tal como acontece com outras opções, este material é transformado em fios que são tecidos, resultando num produto um pouco mais rígido em comparação com o algodão. É de destacar que estes sacos são recicláveis e biodegradáveis, portanto, não só ajudam o planeta minimizando o impacto no seu fabrico, mas também no posterior tratamento de resíduos.
Pelas suas características e material, os sacos de juta quase sempre contam com uma superfície castanha ou bege e o preço é um pouco mais elevado em comparação com o algodão. Mas compensa pelos valores de sustentabilidade e cuidado com o planeta transmitidos por este material. Relativamente às opções de personalização, são semelhantes às dos modelos anteriores.
· Sacos de poliester
As bolsas de poliéster são um brinde publicitário clássico e que não podiam faltar na nossa seleção de sacos de pano personalizáveis. Trata-se de um tipo de resina plástica que se obtém a partir do petróleo e que, após uma série de processos, dá origem às fibras que nos permitem tecer o artigo têxtil correspondente.
Este material é utilizado em todos os tipos de roupas. Entre as suas principais características, destacamos que é muito barato, resiste bem à impressão, assim como à humidade, e pode ser bem combinado com outros tecidos (como o algodão).
Esta é uma opção muito comum na produção de artigos têxteis, mas não tanto em bolsas de tecido publicitárias. Contudo, é resistente e muito apreciada pelas empresas, em parte devido às técnicas de personalização que permitem, como a transferência por serigrafia ou a serigrafia convencional, dependendo do modelo, assim como pela grande visibilidade que permitem dar ao logotipo.
· Outras bolsas ecológicas
Já mencionamos o algodão e a juta como alternativas para fazer alguns tipos de sacos de tecido personalizados. Porém, existem outros materiais que merecem destaque pelo trabalho de proteção ambiental que representam. Em primeiro lugar, existe o RPET, constituído por plásticos reciclados, que também são muito usados em t-shirts e garrafas personalizadas. É um material muito versátil para usar em produtos promocionais e assim evitar o plástico convencional.
Em segundo lugar temos a fibra de bambu ou o amido de milho, dois materiais que também vemos regularmente em copos para take away, por exemplo, e que estão na moda devido à sua produção sustentável, mantendo as características de rigidez e durabilidade, podendo também ser personalizados com o logotipo.
Por último, não podemos deixar de mencionar o papel reciclado, que vemos cada vez mais nas bolsas convencionais e, embora não seja um tecido, merece destaque pela possibilidade de ser utilizado no âmbito de uma estratégia de marketing ecológico.
Como pode ver, há uma ampla gama de possibilidades e materiais à sua disposição. Procura sacos de tecido personalizados baratos e clássicos? Aposte pelo algodão. Quer algo mais resistente e rígido, mesmo que seja mais caro? Juta. Quer transmitir uma identidade de marca mais sustentável e comprometida com o cuidado do planeta? Opte por materiais como a fibra de bambu ou o RPET.
Sabia que existiam tantos tipos de bolsas de tecido para merchandising? Há algum material que faltaria mencionar? Não hesite em deixar os seus comentários no final deste artigo.