A caneta com a qual tomámos notas na última reunião, a pen drive personalizada na qual vamos guardar a apresentação da próxima semana, o saco que levámos na viagem de trabalho do mês passado. Este tipo de produtos que temos em casa podem ter sido comprados. Mas também é bastante provável que tenham sido um dos brindes promocionais que recebeu de alguma empresa.
Os três objetos mencionados são apenas alguns exemplos. Mas a variedade de opções existentes atualmente é muito ampla: camisolas, canecas, cadernos, malas, etc. As empresas recorrem a qualquer elemento ou acessório do dia a dia para o transformar num brinde publicitário ou corporativo. Pode parecer que estejam destinados a ter uma vida fugaz, mas os dados apontam noutra direção. Vamos explicar-lhe detalhadamente a que nos referimos.
Os brindes promocionais como ferramenta de comunicação
Hoje em dia, estes presentes de empresa são um excelente complemento para as estratégias de comunicação digital que se aplicam no mundo corporativo. Relatórios como o do Promotional Product Service Institute (PSI), com o título The Promotional Item Market in Europe 2019, indicam que estes produtos reforçam a imagem e o vínculo dos consumidores com uma marca.
Há mais dados que corroboram esta informação. Por exemplo, um estudo de 2019 do Advertising Speciality Institute, o ASI Impression Study, indica que 84% das pessoas que receberam um brinde de uma empresa recordam o nome da marca que o ofereceu. Pelo que não seria arriscado assegurar que estamos perante uma importante ferramenta de branding no mundo off-line.
O verdadeiro potencial destes produtos promocionais pode ser observado quando a empresa trata de adequar estes objetos às necessidades e interesses do seu público objetivo. Além disso, devem optar por objetos de qualidade, seja uma T-shirt ou um dispositivo eletrónico, já que os clientes tendem a colocar de lado rapidamente os presentes com um standard de qualidade mais baixo.
Ao optar por personalizar estes brindes de empresa, as empresas conseguem que os recetores dos produtos se convertam em prescritores da marca. Os dados indicam que 78% dos destinatários destes brindes estão mais predispostos a recomendar a empresa a outras pessoas.
Como está o setor na Europa?
Tendo em conta todas estas vantagens, não é difícil entender porque é que o mercado dos brindes promocionais está em crescimento a nível europeu. Em total, gerou 14.949 milhões de euros em 2019, de acordo com os dados oferecidos pelo estudo da PSI. Este volume de negócio está muito concentrado em 10 países (Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Holanda, Polónia, Espanha e Suécia) que supõem 80% do valor mencionado (quase 12.000 milhões).
Dentro deste top 10, o pódio é ocupado pela Alemanha (com 24% do gasto total em produtos promocionais na Europa), Grã-Bretanha (12%) e França (11%). Espanha ocupa a quinta posição neste ranking. O gasto médio por pessoa neste tipo de artigos é de 62 euros, nos dez países mencionados.
Quanto ao perfil das empresas europeias que optam por recorrer a estes brindes corporativos, 40% do gasto de quase 15.000 milhões foi efetuado por companhias com menos de 9 empregados. As que mais gastam são as empresas que contam com entre 50 e 249 trabalhadores.
Além destes volumes de compras, não podemos perder de vista a qualidade e funcionalidade destes produtos. O grande desafio para as marcas consiste em encontrar o produto promocional adequado, que faz com que uma marca seja atrativa aos olhos dos seus potenciais clientes. De acordo com os dados que oferece a PSI, os objetos mais solicitados pelas empresas para oferecer a parceiros e a clientes são roupa, gadgets tecnológicos e material de escritório. Além disso, o estudo destaca que as campanhas com produtos corporativos têm um maior alcance (um 89%, concretamente) que as realizadas em meios de comunicação online, televisão ou imprensa.
Brindes publicitários cada vez mais ecológicos
Por último, o mercado dos brindes promocionais não é alheio ao momento que se vive. Os fabricantes estão a optar cada vez mais por produtos que respeitem o meio ambiente. Trata-se de uma forma de mostrar o seu compromisso com as políticas de responsabilidade social corporativa e de demonstrar que se trata de um setor inovador.
Conhecia o estado deste setor? Parece-lhe relevante que as empresas ofereçam brindes publicitários aos seus clientes? Deixe-nos o seu comentário.